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A Versátil

Versátil Sinalização viária

Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

Esse tipo de sinalização viária se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.

Características:
– Traçado Contínuo: linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via.
– Tracejada ou Seccionada: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço.
– Setas, Símbolos e Legendas: são informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando sinalização vertical existente.

– Cores:
Amarela: utilizada para regular fluxos de sentidos opostos; delimitar de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e; demarcar obstáculos.
Branca: utilizada para regular fluxos de mesmo sentido; delimitar trechos destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; marcar faixas de travessias de pedestres e; na pintura de símbolos e legendas.
Vermelha: utilizada para demarcar ciclofaixas e/ou ciclovias e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).
Azul: utilizada nas pinturas de símbolos em áreas de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque, para pessoas portadoras de deficiência física.
Preto: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

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Demarcação Viária

  • Pintura a frio com tinta acrílica a base de solvente ou tinta acrílica pura emulsionada em água
    • Pintura a frio com tinta metacrílica monocomponente
  • Pintura a quente com material termoplástico aplicado pelos processos de aspersão (hot spray) e extrusão (extrudado)
  • Pintura a frio (manual) com plástico a frio bicomponente a base de resina metilmetacrilato (extrudado)
  • Implantação de laminado elastoplástico,
  • Implantação de fitas antiderrapantes,
  • Remoção de demarcações existentes.

 

PINTURA A FRIO

Recomendada para pintura de aeroportos, rodovias e vias urbanas. Suas principais características são: ótima resistência à abrasão, secagem rápida, forte aderência ao pavimento, ótima retenção de esfera de vidro.

 

PINTURA A FRIO

 

Material termoplástico ideal para faixas de pedestres, legendas, e zebrados em vias urbanas e rodovias de alto volume de tráfego, possui alta refletividade devido à boa retenção das micro esferas de vidro.

SINALIZAÇÃO VERTICAL

A sinalização vertical é formada por placas, fixadas com colunas,  ao lado ou suspensas sobre colunas  na pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. É classificada em três tipos, de acordo com sua função:

Sinalização de Regulamentação

As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito a ela constitui infração.A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, nas seguintes cores:
Fundo: Branco
Tarja: Vermelha
Orla: Vermelha
Símbolo: Preto
Letras: Pretas

Informações complementares 

Sendo necessário acrescentar informações tais como: período de validade, características e uso do veículo, condições de estacionamento, etc. deve-se anexar uma placa adicional abaixo da sinalização ou incorporar à principal, formando uma só placa. O padrão de cores é o seguinte:
Fundo: Branco
Tarja: Vermelha
Orla Interna: Vermelha
Orla Externa: Branca
Símbolo: Preto
Legendas: Pretas

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Sinalização de Advertência

As placas de advertência têm por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
A forma padrão do sinal de advertência e quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical, nas seguintes cores:
Fundo: Amarelo
Orla Interna: Preta
Orla Externa: Amarela
Símbolo e/ou Legenda: Pretos

 

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Sinalização especial

São empregados em casos que as demais placas de advertência não podem ser utilizadas. O formato adotado é o retangular. O padrão de cores é o seguinte:
Fundo: 
Amarelo ou Laranja (em caso de sinalização de Obras)
Símbolo e/ou Legenda: 
Pretos
Tarja: 
Preta
Orla Interna: 
Preta Orla 
Externa: 
Amarela

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Informações complementares

Sendo necessário acrescentar informações complementares, deve-se anexar uma placa retangular adicional abaixo da advertência ou incorporar à principal, formando uma só placa. O padrão de cores é o seguinte:
Fundo:
 Amarelo ou Laranja (em caso de sinalização de Obras)
Legenda: Preta
Tarja: Preta
Orla Interna: Preta
Orla Externa: Amarela

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Sinalização de Indicação

As placas de indicação têm por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário. Suas mensagens são informativas ou educativas.
a) Placas de identificação: posicionam o condutor ao longo dos deslocamentos (em relação a distâncias ou destinos). Exemplos:


• de rodovias e estradas
Fundo: Branco
Orlas Internas: Pretas
Orla Externa: Branca
Tarja, Seta e Legendas: Pretas

 

  • de municípios

Forma: retangular, com lado maior na horizontal

Fundo: Azul
OrlaInterna: Branca

Orla Externa: Azu

Tarja, Seta e Legendas: Brancas

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PRESERVANDO A VIDA NAS ESTRADAS.

O emprego, cada vez mais frequente, de defensas metálicas nos projetos rodoviários em todo o mundo demonstra ser este produto a solução mais avançada e eficiente para a segurança viária.
As Defensas Metálicas são instaladas para promover a desaceleração durante o impacto de veículos. Graças à sua flexibilidade, absorvem a energia dos veículos desgovernados,diminuindo ou eliminando o risco de danos aos usuários.

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PRINCIPAIS APLICAÇÕES:.

. Vias expressas urbanas;

. Rodovias;

. Pontes e viadutos;

. Pistas de corrida de automóveis;

.Estacionamentos.

Tachas

A tacha ou sonorizador é um dispositivo com retrorefletor utilizado, através de fixação, no meio de pistas como divisor ou fixado de maneira atravessada na pista, em duas ou mais fileiras, como sonorizador. A tacha poderá ser composta de um refletivo (monodirecional), com dois refletivos (bidirecional) e até sem refletivo (cego).

É confeccionado em resina poliéster de alta resistência nas cores amarela ou branca.
Modelos:

Dimensões: 95x90x20 (cada peça tem peso de 250 grs). Para instalação é utilizado 0,080 grs. de cola por peça.

Dimensões: 110x80x25 (cada peça tem peso de 300 grs). Para instalação é utilizado 0,100 grs. de cola por peça.

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Tachão

Dispositivo para separação de vias demarcar as áreas de acesso.
Tachão
 é dispositivo utlizado para separação de vias
Sua principal função é delimitar áreas de acesso.
E muito comum a utilização de tachões como redutores de velocidade

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Segregadores

Segregador, sua principal função e delimitar áreas evitando com que o
motorista
ultrapasse limites estabelecidos pela via.
Bate-Rodas, utilizados em estacionamentos, os bate-rodas servem para
limitar vagas.
Na transversal, são colocados duas peças por vaga.

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Tachinhas

As tachinhas são indicadores noturnos e é uma solução para reas com
pouca iluminação.
É comum encontrá-las nas faixas e nas bordas das vias.

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